Publicada em 28/01/2016 às 16:14:20h | Editoria Artigo
Dá para evitar o efeito manada?




CLIQUE PARA AMPLIAR
<br>
 

PUBLICIDADE
...

O efeito manada descreve o comportamento de vários grupos de animais quando postos em determinadas situações. Fazendo parte de um grupo extremamente grande e disperso em algum habitat, animais de forma isolada tendem a seguir o comportamento iniciado por um ou uns de sua espécie, criando por diversas vezes os "estouro de manadas" celebremente retratos em filmes e documentários.

Mas o efeito manada, ou comportamento de manada, não é apenas típico de animais selvagens. Os seres humanos, por diversas vezes, se comportam dessa forma.

Segundo o professor João Augusto Figueiró, da Faculdade de Medicina da USP, define-se o efeito manada quando pessoas consideradas normais recebem certas informações e passam a atuar em bando (…). O professor lista situações em que tal comportamento é observado: torcidas de futebol, brigas generalizadas, dentre outros (Veja entrevista em http://www.estadao.com.br/noticias/geral,efeito-manada-motiva-massas,459245).

E no nosso trabalho? Dá pra evitar o efeito manada no dia a dia das prisões federais?

Vê-se com frequência que boatos e as vezes até situações concretas se espalham de maneira generalizada. Muitos de nós apenas repetem o que ouviram falar sem nem buscar os fundamentos do que ouviram ou leram. Boatos se transformam em verdade e situações verdadeiras são desvirtuadas, criando-se meias verdades.

Para não agir como um gnu em um estouro de manada quando se sente acuado por leões, correndo desesperadamente para qualquer lugar, orienta-se a leitura e a busca da fonte do que se está divulgando, é aconselhável seguir os sábios ensinamentos de Aristóteles, séculos atrás:

O menor desvio inicial da verdade multiplica-se ao infinito à medida que avança.”

Não seja um gnu. Evite o efeito manada.







Leia Também

Comente!

 



PUBLICIDADE
.


PUBLICIDADE
.


VÔOS
Aeroporto Internacional de Campo Grande MS



CLASSIFICADOS
As melhores ofertas você encontra aqui >


 
PUBLICIDADE
.
 
 
 
Editorias
Canais
Contatos
     

 
Redes Sociais
 
 
 
     
 
     
© Copyright - Todos os Direitos Reservados - 2010 / 2017
SINAFEP-MS - Sindicato dos Agentes Federais de Execução Penal em Mato Grosso do Sul | Política de Privacidade
E-mail: sinapf.financeiro@gmail.com
   
Desenvolvido por